27 de fev de 2019

Vivendo sem açúcar

Olá pessoal,


Sempre leio nas redes sociais as pessoas comentando sobre "abandonar o açúcar" e, consequentemente a dificuldade em ficar sem comer doce, então resolvi dividir a minha experiência com vocês. 

Quando comecei
Em 2015 decidi cortar o açúcar por conta de uma promessa e fiquei 105 dias sem ingerir nada absolutamente nada de açúcar (nenhum tipo) ou mel. De doce, apenas frutas in natura. Conclui meu desafio mas continuei, apenas não tão radical, em função de um problema de saúde em casa que me assustou. Nessa fase continuei cortando açúcar mas usava mel e mascavo orgânico nas receitas (e continuo até hoje pois não uso adoçantes artificiais).




Naquele ano também comprei esse livro: "Zéro Sucre", que conta a trajetória de uma jornalista, a Danièle Gerkens,  que passou um ano sem ingerir açúcar. 
Ela conta mês a mês como foi, desde o preparo de receitas, adaptações e até as reações orgânicas dela. Foi um bom empurrão e uma ótima experiência compartilhada. 
Sem dúvidas ensinou e deu um bom suporte na decisão em cortar o açúcar.

Sem lactose, gluten e açúcar
Eu já tinha a intolerância a lactose, diagnosticada em 2013, e então descobri a intolerância ao glúten, o que foi restringindo mais a dieta e aumentando mais minha criatividade e poder de diversificação (hahahaha). Por conta de problemas de saúde, minha dieta passou a ser antinflamatória, o que me fez perceber e comprovar que a alimentação é nosso remédio e nosso veneno. 

Bom, com tudo isso aprendi mais sobre um mundo novo, de uma alimentação bem mais correta (pra mim!) e saudável e que não nos priva de comidas boas ou nos deixa passar vontade. Há uma gama de livros e sites com receitas muito bacanas e nutricionalmente corretas. 

Quanto ao açúcar, meu organismo não sente mais falta. Mesmo! Sei o quanto me faz mal e o preço que vou pagar se ingerir qualquer coisa com açúcar refinado e pondero se realmente valerá a pena. Não é privação, nem de longe.

TPM
Sempre sofri muito com ela, tanto por irritação quanto por vontade de doces. Conversando com a ginecologista, encontramos uma maneira de equilibrar as coisas, com tratamento necessário, e hoje sigo sem bater em ninguém hahahaha . Brincadeiras a parte, sintomas são sinais que nosso corpo e mente não estão legais! Se você está com algo que não é "normal" ou te incomoda, procure ajuda especializada. Qualidade de vida e saúde são nosso bem maior!

Alternativas
Tudo acontece conforme sua boa-vontade, disciplina e disposição em fazer dar certo. Há "n" maneiras de controlar a "vontade de doces", se assim você quiser. Atividade física, acupuntura, yoga, meditação, homepatia, são opções que podem ajudar o controle da vontade por doces. 

Escapadas
Naturalmente que nesses quase quatro anos me permiti algumas escapadas, geralmente em viagens, mas sem exagero, até porque em muitos lugares a oferta de produtos mais naturais é farta. Mas naturalmente que um doce ou outro acabamos nos permitindo, não é errado. Mas não pode ser hábito.


O que eu posso falar

O meu organismo se adaptou muito bem sem doces refinados e açúcares. Mas também tirei o foco disso. Não me dou "recompensas" por treinos, provas ou ocasiões (ah, hoje fiz longão então vou comemorar comendo uma fatia de bolo floresta negra, p.ex), pelo contrário,  no meu mindset acontece assim: "bom, eu fiz um longão show hoje, vou aproveitar todos os benefícios dele e compensar o desgaste com alimentos saudáveis"). 

Pra quem corre, nada e/ou pedala, treinos e provas não podem ser motivos de recomensa senão a coisa vai por água abaixo mesmo! O esporte é uma opção que VOCÊ fez! VOCÊ escolheu correr uma maratona! VOCÊ escolheu fazer um Ironman! São escolhas que não podem ser o foco total da sua vida. Assim como a decisão de diminuir ou cortar os doces... tire o foco. VOCÊ fez uma escolha, seja responsável, e siga com seu propósito. Não faça da comida seu foco central da vida.

Reiterando: no meu caso parte da minha decisão foi em função de doença autoimune e histórico familiar que me fizeram adotar outra alimentação ou passaria a vida sofrendo e dependente de medicação. Se você não precisa disso, não deixe chegar a uma situação em que a dieta não é apenas para "emagrecer" mas sim para "viver bem".

E sem lactose, sem açúcar e sem glúten não são modinhas para grande parte dos consumidores e pacientes, mas sim necessidade. Não generalize! 

Atenção

Ao sinal de qualquer "desajuste" no seu organismo e antes de qualquer mudança na sua alimentação, consulte um profissional de saúde. Cada organismo é único e tem necessidades nutricionais específicas, bem como patologias que devem ser observadas antes de qualquer mudança. Consulte seu médico e uma nutricionista, ok?



Quem está no foco de cortar o açúcar, mantenha-se firme!
E CLARO... Se alguém tiver qualquer dúvida, quiser dicas ou receitas, e ainda quiser dividir a experiência, deixe nos comentários ou me escreva no Contato. Será um prazer compartilhar mais com vocês!

Sucesso e bons treinos a todos!

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