24 de fev de 2016

Maratona de Frankfurt

Pessoal,

Estou super atrasada com esse post mas esse é daqueles que tem que ser postado!  É a queridinha Maratona de Frankfurt!

Skyline - Arquivo pessoal
                                           
Sobre Frankfurt - resumão!
Frankfurt é o centro financeiro da Alemanha e da Europa Continental. Nela encontram-se o Banco Central Europeu, a Bolsa de Valores e o Banco Federal Alemão.  Frankfurt fica na Antiga Zona de Ocupação Americana na Alemanha  e era antigamente a cidade sede do Exército dos Estados Unidos na Alemanha.
Foi uma cidade bem castigada pela II Guerra Mundial, sendo destruída parcialmente e reconstruída logo após, nos moldes originais. 
Frankfurt durante a II GM = Por Desconhecido - Coleção particular Mylius, 
É cortada por várias pontes (que passamos durante a prova!), pois o Rio Main corta a cidade e os bairros. 
Frankfurt atual - Por Fritz Geller-Grim
 Em 2011, a companhia Mercer apontou Frankfurt como a 7º cidade em qualidade de vida do mundo. 


Como chegar

 O aeroporto de Frankfurt é hub para muitos locais da Europa e tem voos diretos saindo de Guarulhos pela TAM e Lufthansa.  Só se prepare porque o aeroporto é IMENSO e entre sair do avião, passar na imigração, pegar as malas e sair no desembarque há uma caminhada igual ao aeroporto: IMENSA. 

Confesso que achei que estava perdida e como não falo alemão, fui confiando nas placas em inglês e (UFA!) deu certo! Fui antes dos atentados, então a imigração foi bem tranquila de passar. 

Também pode se chegar de trem pela Estação Central (Frankfurt Hauptbahnhof), que tem vários destinos a disposição, como Berlin, Bruxelas (que eu fiz), Paris. Viajar de trem pela Europa é sempre uma oportunidade única de lindas paisagens, além de conhecer um pouquinho mais do jeito da população local. Ah, na estação central também chega o trem vindo do aeroporto! 

Mais sobre a cidade - farei post em breve! 

MARATONA DE FRANKFURT
Bom, vamos falar sobre o tópico do post, né? 
Aconteceu dia 25 de outubro de 2015 e posso defini-la como SENSACIONAL! Entrou, sem dúvidas, no rol das queridinhas! Extremamente bem organizada, com estrutura impecável, água, isotônico, chá quente (sim, estava frio!), refrigerante e frutas bem distribuídos ao longo dos 42.195m. 

Brezel Lauf  por Ana Krueger
Já começamos bem no sábado ainda, com a Brezel Run, isso mesmo, a corrida do Brezel! É como uma breakfast run de Paris, mas que termina com suco, chá, isotônico e bretzel! 
O percurso é de 5km que só é divulgado minutos antes da largada. Uma equipe vai a frente delimitando o percurso, então não adianta aparecer nenhum queniano doido lá porque não vai saber o percurso.  

Na Festhalle, chegada da Brezel Lauf era também a expo e retirada do kit. Ah, sim, a largada e chegada da maratona também acontecem lá. Retirada de kit super rápida e ágil, várias marcas expondo e até rolou assistir um bate-papo com o Jan Frodeno, campeão do IM Frankfurt 2015 - pena que o colega só falou em alemão!



No dia da prova, alegria total! A manhã estava fresca, friozinho suficiente para deixar a distância maravilhosa para correr e a empolgação a mil. Também pudera, com tantos amigos reunidos na mesma prova (3 maratonistas e 7 no revezamento, além dos staffs de primeira), impossível não sair tudo redondinho.
Time completo antes da largada - Por Ana Audun
A largada foi por baias de tempo e não teve empurra-empurra e nem gente trancando o caminho. Consegui encaixar ritmo nos primeiros kilometros e só parei quando cheguei, concentração total. Na verdade, só tinha em mente encontrar minha amiga Iana no km35, pois ela me puxaria até o final - e isso foi o melhor presente nessa prova toda. Pois quando você acha que não dá para apertar mais, alguém vai lá, abre teus olhos e mostra que é possível sim (thanks amiga do cuore!)! 

O percurso é muito bacana. Mesmo concentrada, é claro que é possível ver o que acontece ao redor... Passamos por diversos bairros de Frankfurt e devo dizer que em todas as ruas havia pessoas torcendo! Jovens, crianças, adultos e idosos! Muitos idosos com seus cães! Coisa linda de se ver e motivar... Aprendi também que Apotheke é farmácia em alemão ahahaha (no percurso havia tantas apothekes que precisei perguntar o que significava...). 

A chegada da prova é incrível! É dentro da Festhalle, em clima de festa, balada, um verdadeiro show para recepcionar os guerreiros! A dispersão também bem fácil e prática. Medalha, poncho, hidratação e área de descanso. 
Pós prova - por Ana Audun

Sem dúvidas, a maratona de Frankfurt me surpreendeu pois a cidade abraçou os corredores e a organização promoveu um estrutura fantástica. Menos muvucada que Paris (esta com 50 mil corredores x 20 mil corredores FRA) mas mesmo assim cheia, foi possível fazer uma corrida mais fluida, sem tantos desvios e, assim, mais concentrada (tanto que não ouvi nem meus amigos chamando, apitando, gritando...rsrsrs Eis o grande mistério do fim de semana!). 
Finisher Medal
Corri essa prova um mês após a maratona de Foz do Iguaçu e o fato dela ser plana contribuiu muito. Validada para o indice de Boston, é uma boa pedida para quem almeja conquistar o temido tempo. Percurso flat, rápido, estruturado e temperatura agradável. Não tem erro.

48h pós maratona, já no treino!
Mas sem dúvidas alguma, o melhor dessa maratona foi encontrar amigos, estreitar laços, descobrir afinidades e viver dias mágicos conhecendo a cultura alemã. Não posso deixar de agradecer imensamente à minha amiga Ana Krueger do Live from Germany e seu marido pela acolhida carinhosa e hospitalidade impecável! Acredito que pessoas de pensamentos comuns se atraem e a aproximação ocorre nos momentos providenciais! 



E também agradecer a cada amigo e amiga que fez parte desse fim de semana memorável e que continua no dia a dia, mesmo longe, a agregar alegria e felicidade. 

E sem dúvidas gratidão ao meu treinador, San Palma - CMTeam, pela dedicação, compreensão e apoio sempre.

Danke! 


E pra quem se interessar, as inscrições para a edição 2016 já estão abertas no site da prova!

Bons treinos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Foi um presente pra gente ter você aqui correndo a maratona conosco! Foi um prazer te conhecer. Beijos!Lili.

    ResponderExcluir