3 de fev de 2014

Personagens dos nossos treinos

Arquivo pessoal
                              
Eu costumo dizer que quem corre cedo tem suas recompensas. Não que nos demais horários não haja, claro que há também! Em razão de horários malucos já tive que treinar em horário de almoço, meio de tarde, à noite. Mas sempre procuro valorizar as pequenas conquistas e o ambiente onde estou, e como tenho treinado mais de manhã cedo, acabo focando neste horário.

Foto do Instagram 
Sou apaixonada por nascer e por-do-sol e quem me segue no Instagram ( @vividombrowski) sabe disso. Sempre que posso posto fotos do céu, da paisagem ou do lugar que corro
 #RecompensasDeQuemCorreCedo
Mas correr ao livre, num geral (independente de horário) também traz outras recompensas: uma mistura de cores, pessoas, culturas, natureza, arquiteturas, cheiros, enfim, um contraste que preenche os sentidos. 


Na minha Longoterapia (o que é isso? Leia aqui ) tenho prestado mais a atenção às personagens do meu cenário de treino. Gosto muito de observar o ambiente e, principalmente, a natureza. Porém comecei a visualizar as pessoas que sempre encontro nos treinos:
o senhor com perfume de pinho; a senhora do "bom dia menina, já vai correr?!"; o bom dia especial de dois senhores japoneses (que tem uma energia e astral incríveis); a moça e sua mãe que levam o dog pra passear; o rapaz que caminha por horas e já emagreceu muito; a mulher que passa Victoria Secret antes de ir caminhar; a zeladora do W.C. sempre simpática e atenciosa, o casal que sempre te deixa no vácuo quando você diz bom dia (grrrrrr), os amigos corredores,  enfim, pessoas pelas quais passamos e acabam fazendo parte do nosso dia-a-dia. 

Um parênteses - quanto ao "bom dia"... mais que educação e cordialidade, é um verdadeiro energizante. É um recurso de mão dupla que garante sorriso e bem-estar. Às vezes o seu bom dia pode ser o primeiro cumprimento que a pessoa recebeu naquela manhã... Uma vez um motorista de ônibus me disse que, às 10h da manhã, eu havia sido a primeira a dar bom dia ao entrar no ônibus - e o turno dele estava no final. Pois é, não custa nada e garante muita coisa. Inclusive, sobre o poder do bom dia, vale a pena ler esse texto aqui !!!

Voltando ao texto... Se estamos na rua, obviamente, a atenção é redobrada para o percurso, calçadas, motoristas e cruzamentos. Entretanto, acenar para um conhecido, encontrar com um amigo depois de uma ladeira, ver a velocidade com que um edifício é construído, ver a lerdeza e o caos das obras para a Copa (e o quanto a população está sendo prejudicada), uma fachada nova, andarilhos dormindo debaixo de marquises (sim, também tem o lado triste), os mesmos cachorros latindo nos mesmo portões e o mesmo cachorro que espera teu afago abanando o rabo. (Não preciso comentar sobre motoristas que não respeitam, calçadas esburacadas, falta de segurança, né? Vamos olhar o lado bom nesse post...)

Foto pessoal Instagram

Afora as belezas da natureza - ver o sol nascer, a neblina baixar e subir, os aviões que sobrevoam o parque, a garça que insiste em ser vista por todos, os carcarás nos gramados, os gritos dos quero-queros, casinhas de João de Barro, há também a beleza das pessoas

Pessoas que vão e vem, que chegam e saem, que começam caminhando e depois já estão correndo, que sentam nos bancos para olhar a paisagem, que recebem o primeiro bom dia do dia de você, que "fiscalizam" teu treino. Sem querer nos envolvemos mais com outros do que podemos imaginar.


Arquivo pessoal
Obviamente, não é em todos os treinos que é possível observar tantas coisas. Incorporei apenas nas minhas rodagens e longos (longoterapias!).  Mas sempre que for possível, vale a pena. 

A corrida tem que fazer bem para o corpo e para a alma!!! Já observou o que está no seu caminho durante o seu treino?


Bons treinos e boa semana!

6 comentários:

  1. Vivian começei agora no trioathlon amador. Sou funcionario público e atualmente estudo para concursos da area tributaria(fiscalização). Escolhi triathlon pois alem da rotina de trabalho e estudos preciso de algo para extravasar. Gostaria saber de vc quando vc estudava a noite,dava aulas etc como era sua rotina de treinos. Tipo vc treinava de manha corrida, natação a noite, musculação no almoço etc???? Quantas horas de treino diarios etc? Desde ja agradeço por manter um blog para os fãs de triathlon

    Abraços

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson!!

      Então, sempre tive que encaixar os treinos em meio às atividades profissionais e acadêmicas. Teve época, como quando treinei para o IM 2012, que treinava em horários absurdos porém os únicos que podia. Corria antes das 6h ou no intervalos das aulas do doutorado, nadava na hora do almoço e fazia rolo também entre uma aula ou a facul que eu lecionava.
      Mas numa rotina "normal", os treinos sempre são cedo, hora de almoço e fim de tarde.
      Quanto às horas de treino, tudo depende da prova-alvo e do ciclo de preparação pra ela.
      Meu treinador montou meus treinos exatamente de acordo com meus horários e como meu organismo se adapta melhor. Converse com seu treinador e poderão montar juntos uma rotina de treinos bem bacana, de acordo com sua prova-alvo e que "caiba" na sua agenda.
      Bem vindo ao triathlon!! Tenho certeza que vai gostar muito!!!

      Obrigada pela visita!!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Vivian,

    Gostei bastante da tua publicação.
    Costumo observar a paisagem, as pessoas, etc... durante os meus treinos.
    Passei a fazer isto de uns tempos prá cá (2 anos).
    Percebi que aproveito mais o treino, pois fica leve e o tempo passa mais rápido.
    Inclusive, decide relatar a SIMPATIA das pessoas nestes encontros casuais (treinos) e comecei a escrever uma séria de post no meu blog. Já são 5 publicações em diferentes cidades.
    Se alguém se intressar poderá ver no meu blog - www.julianrunner.com.br
    O título das publicações é: TESTE DE SIMPATIA.

    Abraços,

    Julian
    www.julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu ia justamente recomendar o texto com o teste de simpatia que o Julian.

    ResponderExcluir
  4. Legal.... bem por aí, tenho observado algumas dessas coisas em longos de bike na serra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Pina...
      Acabamos reparando, assim como somos reparados...rs
      Abs

      Excluir