17 de fev de 2014

Corrida Noturna Unimed e Câncer de Mama

No último sábado, 15, corri a 10.ª edição da Corrida Noturna Unimed. Quem é de Curitiba sabe a tradição desta corrida na cidade. Lembro-me da primeira edição dela - vi as placas anunciando na Rua João Gualberto , a caminho do Celin da UFPR, que haveria uma corrida noturna. Na época eu já corria e achei aquilo tão legal, tão empolgante "Correr a noite pelas ruas de Curitiba" - e me inscrevi.

Arquivo pessoal
Inicialmente (até a 4.ª ou 5.ª edição,  não me recordo ao certo) era na sede da Unimed Curitiba, na Rua Itupava (Alto da XV) e agora se realiza na Universidade Positivo e o percurso nas redondezas (percurso, aliás, puxadinho...não lembrava que tinha tantaaaaa subida...).

O bom é encontrar amigos e sentir a energia de todos. Bater aquele papinho, descontrair. Bom demais também rever o pessoal e os professores da V8 Assessoria Esportiva, os quais tenho um profundo respeito, carinho e admiração. 

Corri as primeiras edições da Corrida Noturna e posso dizer que sempre foi muito bacana e organizada. E desta vez não foi diferente. Em mais de 10 anos de corrida, já participei de muita prova de 10km e de uns tempos para cá diminuí um pouco as participações em razão de longos no fim de semana e custos com inscrição e deslocamento (temos que priorizar, né?).

Porém desta vez foi diferente. Resolvi me inscrever para matar as saudades da corrida noturna (tinha corrido a 6.ª edição da última vez) e para dedicar a uma pessoa muito especial: minha grande amiga Déborah Aquino, a Debs do Blog da Debs. Não é porque é minha amiga de todas as horas, parceira de risos e choros, mas sim pela coragem e determinação com que ela está levando o tratamento para o câncer de mama. É um dia após o outro, altos e baixos, normais de quem passa por uma quimioterapia. Mas uma coisa é certa: otimismo, determinação e força de vontade são imprescindíveis para chegar cada dia mais perto da cura. Bem como apoio da família e dos amigos.
Foto: Deborah Aquino e família
Em razão de conviver com uma pessoa querida que está em tratamento, aprendi um pouco mais sobre a doença e tudo o que ela acarreta. 
O CA de mama é o mais comum entre as mulheres e responde por 22% de novos casos a cada ano. A estimativa para 2014 é que mais de 57mil novos casos surjam.
Mais comum em mulheres acima de 35 anos, o câncer de mama, se diagnosticado em tempo, tem grandes chances de cura, sendo a sobrevida média após 5 anos do tratamento, de 61% (Fonte: INCA São Paulo).

A maior incidência de casos está na Região Sudeste (64.5 / 100 mil mulheres), seguida pela Região Sul (64.3/ 100 mil mulheres). Isso se dá em razão da população ser maior nestas regiões, desenvolvimento industrializado, ritmo de vida e estresse. Recomenda-se que, a partir dos 40 anos, seja feita a mamografia anualmente. (Fonte: SB Mastologia).

A prevenção consiste no auto-exame desde cedo e na mamografia anual após os 40 anos. Além de consultas médicas ao indício de qualquer anormalidade (Fonte: Hospital do Câncer de Barretos). Ainda, há uma cartilha muito bacana organizada pelo INCA que traz informações muito importantes sobre prevenção e tratamento de câncer de mama - para ler clique aqui.

Quando você tem uma pessoa próxima passando por um tratamento desses, você para e pensa no que realmente importa e no quanto a vida é efêmera e inconstante. Percebe que deve manter ao seu lado o que te faz bem e cortar o que não agrega. Parar de se preocupar com coisas pequenas, dar importância a fatos irrelevantes, se incomodar com o que não precisa ser relevado. Aprende a valorizar cada minuto, a amar quem te ama, a levar uma vida mais leve. 

Foto: Rick Nogueira (Vivo Esportes)

Debs, "Te dedico" essa corrida e tantas outras que seguirão nesse seu período de stand by. Cada km meu vai ter um pouco de você e dessa causa que acabou sendo abraçada. 

Quem quiser acompanhar a Debs, pode segui-la no Instagram @blogdadebs e pelo Facebook na fanpage Blog da Debs. E quem quiser mandar energia para ela, convertendo seus km's de corrida, pode participar do "Run For Debs" no Endomondo Challenges. Basta conectar com o Garmin ou seu celular e registrar sua corrida! (Ideia essa criada pelas igers @correcomigo, @correndonaeuropa, @vivianbogusfitness, @remoretti, @anakrueger, @projetolilika21k,@tatimelega, @amandatorrermr.)

E bora correr...ajuda na leveza do corpo e do espírito! Que nossa fé seja inabalável sempre!

Bons treinos!!

8 comentários:

  1. Oi Vivian, eu sei uma parte do que ela está passando, pois também passei por tratamento de cancer de mama ano passado, mas graças a Deus, consegui detectá-lo logo no início, então foi preciso só as seções de radioterapia, não precisei ir pra quimio. Mas com certeza, além do amor e cumplicidade de familiares e amigos, o que me deu ânimo e me ajudou a passar com força pelo tratamento, foi a corrida, os exercícios, que eu não abandonei, mesmo durante a radioterapia. Claro que em ritmo bem mais moderado, mas só o prazer de sentir o vento na cara, me renovava a cada dia.
    Parabéns pela iniciativa e que a Deborah não desista nunca.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce!!
    É verdade, me recordo quando você publicou que tinha tido "alta" e acabado a radioterapia!! Bom, você bem sabe como é... Por isso todo apoio é importante.
    Obrigada pelo seu comentário e pela força!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vivian,

    Muito bom! Parabéns pela iniciativa de dar força para a Debs. Não acompanho regularmente o blog dela mas fiquei sabendo do problema e torço para que tudo dê certo com ela.

    Quanto à prova, também gostei bastante, apesar de ser bem mais festa do que corrida competitiva.

    Abraços,
    Adolfo

    ResponderExcluir
  4. Oi Adolfo!!

    Obrigada! Debs é vencedora e vai tirar - está tirando - de letra.

    Quanto a corrida, bom, todos nós sabemos que ela é festiva desde sempre. Acredito que uma das mais festivas que temos. É só pra se divertir. Não é pra tempo (porque não tem como largar bem - os primeiros 2km é um zigue zague total pra desviar dos mais lentos que largam lá na frente), ou passar afunilando nas cancelas no km1...
    Eu fui no intuito de participar e homenagear, então me desliguei de tempos..e aproveitei bastante :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vivian.. me emocionei.... não conheço ainda a Debs.... mas já estou torcendo por ela... runfordebs... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hilma!!!

      Que legal!! #runforDebs :) Todos juntos! Bjs

      Excluir
  6. Parabéns, Dombrowsky! E a coragem da sua amiga é inspiradora, a foto diz muito.

    bj;

    Kaveski.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kaveski! Pessoas que inspiram são fantásticas!
      Bjo

      Excluir