26 de out de 2012

Inscrições: por que acabam tão rápido?

Olá pessoal,

Para muitos que acompanham as maratonas, ontem foram abertas....e encerraram, sim, encerraram em menos de 3h30 as inscrições para a Maratona de Berlim. A Berlin Marathon, tida como uma das queridinhas, com um dos percursos mais rápido e, logo, excelente para baixar tempo, sempre foi concorrida, mas o fato das 40 mil inscrições esgotarem em poucas horas, realmente foi uma surpresa para atletas, técnicos, jornalistas da área.
Inclusive houve um certo furor na fan page da prova, no Facebook, onde muitos atletas comentavam a rapidez com que as inscrições se esgotaram:
Facebook Berlin Marathon


Entretanto, como esse post não se restringe à maratona de Berlim, quem quiser saber mais informações sobre ela, Clique Aqui!!


Na verdade, essa situação ensejou um post de uma grande amiga, a Patrícia Gomes, a qual publicou em seu Facebook:

"As inscrições para a BERLIN MARATHON se encerraram em 3 horas... Fico pensando se a brasileirada fará como o ano passado, com Chicago. Arranja aquela confusão, todo mundo faz inscrição e o que acontece? Ou não vão, ou vão daquele jeito... Ouvi dizer que o maior índice de absteção é dos brasileiros..."

E isso gerou alguns debates, pois me fez lembrar que o mesmo acontece com o Ironman Brasil,cujas inscrições se esgotam em menos de 30 minutos e onde muitos se inscrevem sem mesmo estarem preparados ou, pior, sem terem disposição para se preparar.
É claro que intercorrências acontecem, ainda mais em provas com lastro de um ano entre inscrição-largada. Mas os que lesionam são uma minoria. Conforme foi comentado no post da Patrícia, muitas pessoas se inscrevem porque é moda, porque o amigo fez, porque a prova é famosa ou a cidade é legal.
Bom se for no quesito turismo, melhor é comprar um pacote de viagem e ir né?? Pelo menos a pessoa não tira a oportunidade de quem realmente quer correr e, por alguma razão, não pode estar em frente ao um computador naquelas 3 horas.

Coincidentemente, hoje enquanto estava correndo, ouvindo música, veio o podcast da CR no Ar ( Revista Contra Relógio ) no meu Ipod, especificamente o do dia 08/02/12, o qual guardei com carinho pois há uma participação minha. Acabei ouvindo-o para matar as saudades. Eis que, André Savazoni e Sérgio Rocha comentavam sobre a rapidez com que as inscrições da maratona de Chicago haviam se esgotado. E a mesma pergunta foi feita: por que as inscrições estão se esgotando cada vez mais depressa?
É claro que cada vez mais há pessoas correndo 42km, querendo superar seus limites, procurando a verdade no mito da maratona. Mas será que, uma prova que levou 06 dias para esgotar as inscrições em 2011, e 2012 levou menos da metade, realmente teve tantos mais corredores?? Há que se levar em consideração n.º inscrições e o n.º de concluintes... Se ambos permanecerem os mesmos, ou próximos, realmente não sei porquê se esgotam tão rápido, a não ser pelo medo de ficar de fora.

Ok, eu confesso: já fiquei em frente ao computador esperando o 'larga' de inscrições. No caso para o Ironman Brasil 2012. Esgotaram-se em 15minutos e, sim, eu consegui. Sei de muitos que ficaram de fora, por 'n' motivos. E sei de muitos outros que desistiram nos 11 meses subsequentes, inclusive às vésperas da prova.  Imprevistos acontecem, a todos.

Hoje ainda, enquanto relembrava meus primeiros 10km's para uma outra revista de corrida, que ainda será publicada, fiz um feedback rápido. São 10 anos nesse meio e na minha primeira prova de 10k (não haviam provas de 5km na época), a do SEST SENAT, organizada pela então SMEL/CTBA, éramos no máximo em 200 corredores, os quais tinham que devolver o número ao final e a senha plastificada. Contagem manual e certificado de papel. Era uma corrida a cada 2 meses. E hoje estamos aí, com até 4 corridas no mesmo dia, na mesma cidade. Fico feliz em ver tantas outras pessoas correndo, inclusive minha mãe! Na corrida da Caixa, totalizamos 3.500 corredores, entre 5k e 10k. É uma evolução MUITO grande em 10 anos.

Por isso, acredito sim que o número de corredores tenha aumentado, assim como de triatletas no caso do Ironman, e a vontade de superar novas distâncias é natural. No entanto, acredito que apenas quem estiver apto a fazer uma prova longa, ou tiver condições de se preparar efetivamente nos meses que separam a prova da inscrição, é que deveria fazer. Inscrever-se porque o amigo já fez, porque é bonito o lugar, porque  é cara ou porque dá 'status'...sinceramente, não é bacana. É egoísta e superficial. Tira a oportunidade de outro, o outro que realmente tenha o "Spirit of Marathon".

E você, o que acha? Por que as inscrições, tanto para as 'grandes maratonas' quanto para as provas de Ironman, estão se esgotando em horas? Deixe seu comentário...

Abraços!


2 comentários:

  1. Profunda essa questão...

    Acho que o fato de poder "comprar" um feito, ou pelo menos a ilusão de. acaba gerando esse tipo de coisa.

    Vamos concordar que independente do nível da pessoa, completar um Ironman ou uma maratona (quer dizer, ser "FINISHER") não é uma tarefa das mais complicadas. Não sei ao certo o tempo de corte de uma maratona, mas o de um IM é algo muito elástico, que acaba facilitando a vida de muito aventureiro - Eu continuo insistindo que o que filtra muita gente no IM é a natação, pois isso sim requer alguma "expertise".

    A pessoa compra um ano antes o "sonho" de "ser' um IM ou um maratonista (que convenhamos é um feito bem acima da média, não?)

    isso é ruim? não necessariamente. Muitas vidas acabam sendo mudadas pra melhor graças a isso.

    Mas eu ainda acho que deveria haver um método mais eficiente de garantira a participação (ou a satisfação) de todos!?!?!?

    Eu, pessoalmente, já me inscrevi pra um IM com um ano de antecedência e jurei por Deus que nunca mais o faria. psicológicamente é muito desgastante, e chegou o dia da prova a única coisa que eu queria era ir embora logo... aproveitei NADA :-(

    Excelente post!

    LODD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Concordo totalmente contigo, Lodd.
      Pior que, como envolve interesse econômico das empresas que organizam, não há como deixar as inscrições para 2 ou 3 meses antes.Ou, ainda, baixar o tempo de corte. Pois grande parte dos 'aventureiros' é quem movimenta a prova $$$.
      O que aconteceu contigo no IM, aconteceu comigo. Chegou uma semana antes e eu já estava dizendo: "até que enfim tá chegando pra acabar logo." Claro que há a emoção de completar, etc etc, mas que esses meses são desgastantes, são!
      Valeu pelo comment!!

      Excluir