19 de jul de 2012

Esporte e vaidade - Parte II - PELE



Olá pessoal,

Em continuidade a sequência de posts sobre esporte e vaidade, esse é dedicado aos cuidados com a pele.

Estamos no inverno, o que castiga ainda mais a pele, principalmente para quem está em contato com a piscina (natação/hidro) ou se expõe ao frio, pedalando e correndo (também caminhando) ao ar livre.

Quando falamos em cuidados com a pele, aqui entram: sabonetes, hidratantes e óleos. Eu uso marcas específicas, porém vendidas em farmácias e supermercados, pois sou alérgica e chata com muitas coisas. Em razão do contato direto com o cloro a pele tende a ficar "esbranquiçada" e com o "cheirão" de cloro, por isso eu opto por sabonetes e cremes com 'perfume', porém não muuuuuuuuito perfumados pois enjoa (falei que sou chata!!!). Como uso perfume diariamente e, via de regra, fortes, evito hidratantes demasiadamente perfumados para não causar um mix enjoativo e repelente de pessoas.

Lembrando que estamos falando da hidratação do corpo. Pele do rosto requer um tratamento diferente e indicado por dermatologista.


Sabonetes

Temos a disposição sabonetes em barra e líquidos. Como os líquidos necessitam de esponja, eu acabei optando pelos sabonetes em barra em razão de praticidade para ir treinar e viajar. A esponja demanda cuidados redobrados de higiene, principalmente com fungos. Para quem vive com a necessaire na mochila de treino ou mala de viagem, não dá.

Eu uso sabonete para bebê por serem mais suaves e menos alcalinos. Os tradicionais "para adultos" ressecam demais a pele.



Também acho interessante os sabonetes de glicerina por serem neutros.




No quesito sabonete em barra, achei muito interessante esse artigo: sabonete em barra ecologico.

Como eu disse, é preferência minha usar em barra. Porém há vários sabonetes líquidos de excelente qualidade no mercado, alguns com alto poder hidratante, inclusive.

Sabonetes íntimos

Há algum tempo as prateleiras de supermercados e farmácias foram invadidos pelos sabonetes íntimos. Indicados por ginecologistas e dermatologistas, protegem as áreas íntimas de bactérias e fungos, diminuindo a possibilidade de infecções.

Atualmente temos o Dermacyd, Íntima, Vagisil, Eucerin, Íntimus, etc. De todos eles, só experimentei o Dermacyd e recomendo. Tira o desconforto deixado pela transpiração em treinos longos e também protege a região íntima do contato intenso com a água da piscina/mar/lago.

Quem se interessar pelo uso, esse site ( clique aqui ) traz uma avaliação (com notas) dos sabonetes íntimos mais populares do mercado. Vale a pena a consulta!!








Hidratantes

Pele que vai em piscina ou fica exposta às condições climáticas precisa cuidado redobrado. Seja pelo calor e pelo sol ou pelo frio, hidratar a pele é sempre importante!!!

Como a piscina em que nado é tratada com cloro, minha pele sempre fica com resquício do cheiro de cloro, além de esbranquiçada. Mas nada que um bom hidratante não resolva!!!

Já testei muitos cremes e loções, de várias marcas, nacionais e importadas. Como uso 2x ao dia, um pote vai fácil, fácil e, logo, não pode ser extremamente caro.







Dos hidratantes de farmácia, gosto muito do Vasenol, pele ressecada. Quebra um galho danado, pela relação custo-benefício.




Dos demais nacionais, o meu preferido é Nativa Spa, de O Boticário - Framboesa com Mirtillo e o do Açaí. São os que melhor tiram o odor do cloro. Além de perfumarem o corpo, sem enjoar, sendo perfeito para todas (sim TODAS) as ocasiões.

Victória Secret ja usei muito, nos idos de 2003 e 2004. Usei TANTO que não posso nem com o cheiro a 1km de mim. Embora continue amando a marca!!!

Óleos

Os óleos são conhecidos por perfumarem a pele, dando brilho e viço, impedindo que a pele perca sua umidade natural. De rápida absorção, eles garantem que a pele não desidrate, porém não possuem a função de hidratar profundamente como um bom creme.

Pesquisando um pouco mais sobre os óleos hidratantes, encontrei este site: Dez Óleos Hidratantes que explica direitinho a função de cada um deles e como atuam na pele. Se formos em lojas ou farmácias, iremos encontrar óleos bifásicos e trifásicos com a base em um desses dez. O óleo puro mesmo, como o de amêndoas ou rosa mosqueta, são bem gordurosos e não indico usar pois vai manchar a roupa, sim! Os óleos trifásicos e bifásicos, usados durante o banho, são uma excelente opção, lembrando, porém, que não devem ser usados todos os dias sob risco de obstruir os poros e deixar a pele oleosa. Vale a pena olhar este site que orienta bem certinho quanto ao uso.

Eu, confesso, usei há muito tempo os óleos da Natura, como o Séve. Mas ainda sou fiel ao creme hidratante.


No próximo post vamos falar de uma questão complicada: pelos! Depilação, esfoliantes e desodorantes.

Até mais! Bons treinos!!

















2 comentários:

  1. Para os homens uma boa opção para o rosto é o Hidratante Protetor Multiação 5 em 1 da linha MEN, do O Boticário.
    - FPS 20: protege a pele contra os raios UVA e UVB.
    - Antiidade: previne o envelhecimento da pele.
    - Hidratação prolongada: diminui a sensação de pele desidratada.
    - Antibrilho: redução imediata do brilho. Textura leve e de rápida absorção.
    - Pós-barba: sensação de alívio após o barbear.

    ResponderExcluir
  2. Show Wolf!! Valeu pelas dicas!!
    Eu nem me adentrei na questão do filtro pq será outro post..mas super bacana a dica masculina!! Valeeeeu!!

    ResponderExcluir