10 de jul de 2012

Esporte e vaidade - parte I - Cabelos



Pessoal,

Depois de passar algumas dicas para a amiga corredora Aline Martinelli, que agora irá adentrar-se ao mundo da natação, pensei em colocar aqui no blog algumas ideias e dicas vaidosas sobre a natação e sua relação com os cuidados com cabelos, pele e unhas. Depois repensei e decidi falar dos cuidados com os cabelos tanto na natação, ciclismo e corrida.

Lembrando sempre que o que eu acho bom para mim, pode não ser para outra(o). Isso é muito pessoal. E as dicas valem para as mulheres e também homens que as puderem aproveitar. Mas fica aqui a ideia de compartilhar um pouco do dia-a-dia nas piscinas, estrada e pistas, que faz parte da minha vida há muitos anos.

Para o post não ficar muito extenso e cansativo, a parte I será sobre cabelos!!!

E obviamente, atletas (não só nadadores, nadadoras e triatletas) que quiserem compartilhar alguma dica ou segredinho, fica aqui o convite e o espaço!!! Somar dicas e ideias é sensacional!! Inclusive para trocarmos experiências.

Sintam-se a vontade para enriquecer a lista e dividir opiniões e ideias construtivas :)

Cabelos
Bom, meninos e meninas, cabelo e natação sempre foi um assunto complexo. Para aquelas (es) que tem cabelos tingidos ou química em geral, sabe mais ainda o desafio de mantê-los!!!


Shampoo e condicionador
Eu já experimentei muitas marcas de shampoo, condicionador, máscaras e leave-in. Não sou fiel a nenhuma em específico, porém alterno 4 marcas, todas para cabelos expostos a "vento, sol, cloro e sal" ou para cabelos tingidos e com mechas claras (que é o meu caso)
Máscara de hidratação
Sou fiel apenas à duas máscaras de hidratação, que faço 1x na semana em casa. 1x a cada 4 meses, se necessário, faço uma cauterização nos fios. São as máscaras:

Lancôme - HAIR SENSATION NUTRITION INTENSE.
Não é muito barata, mas rende muito. Se tiver algum conhecido no exterior, compensa pedir para trazer. Encontra-se fácil no DutyFree.
Ducray - NUTRICERAT
Igualmente à Lancôme, não é muito barata. Mas a consistência de manteiguinha faz render muito.
Leave-in
Confesso que gostava muito de um de queratina líquida da L'Oreal. Mas para quem usa diariamente, como é meu caso, acaba saindo caro.
O bom deles é que protegem do secador (confesso, eu uso direto), chapinha, babyliss e ainda protege para a próxima entrada na piscina, sem, no entanto, deslizar a touca.

DICAS

Não recomendo usar cremes ou óleos no cabelo antes de entrar na piscina. Primeiro porque muitos clubes e academias pedem a fim de evitar manchar a água. E também porque a cada saída ou virada, a touca vai deslizar e sair. Acredito que um bom tratamento pós-treino já garanta um bom resultado.

Já li várias dicas "caseiras" para evitar que o cabelo resseque ou fique "verde" quando a piscina for tratada com cloro. Desde usar leite até aspirina!!!! Confesso que não sou muito adepta de dicas caseiras, até porque não tenho muita paciência para misturar muita coisa e passar. Sou prática em tudo, inclusive com cabelos. Porém se alguém tiver algum segredinho que realmente funcione, por favor, pode mandar!!

Cloro e cabelos verdes: eu tenho mechas no meus cabelos há dez anos. E sempre treinando. Nunca tive problemas com o famoso cabelo verde (porque os cabelos ficam verdes ). Tinturas de boa qualidade e tratamento pós-cor adequados evitam que isso aconteça. Lavar com shampoo para cabelos de piscina é uma ideia para retirar todo o resquício de cloro. Entretanto, depois de fazer minhas mechas no salão, sempre evito, por recomendação da minha cabeleireira, entrar na piscina por 3 dias. É o preço da beleza.

TOUCAS

Quanto às toucas, sempre a de silicone e de boa qualidade. Temos várias marcas no mercado - Speedo, Hammerhead, Arena, Raia, Aquasphere,Nike - que variam de modelos simples, para o dia-a-dia, até os competitivos com design e função exclusiva.


Para quem tem cabelo comprido, repicado, franja, enfim, que necessite, de alguma forma, prendê-lo, JAMAIS, ok? JAMAIS usar grampos de cabelo!!! Além de furarem a touca, enferrujam facilmente.






TicTac's= São muito úteis tanto para nadar quanto pedalar e correr.
Já perdi algumas pedalando, pois o atrito do capacete com elas, fez com que escorregassem. Paciência.
Algumas enferrujam fácil, principalmente com a água da piscina e transpiração de corridas.
São baratinhas e podem ser encontradas em qualquer loja de bijouterias, R$1,99 ou loja de cosméticos.



Prendedores de cabelo = isso é bem particular. Eu prefiro os elásticos recobertos, pois prendem sem marcar, secam rápidos quando lavados e não arrebentam os cabelos. Para o comprimento e grossura dos meus fios, eles atendem bem às necessidades.
Há também os elásticos mais brutos, sem tecidos em volta, os quais eu acho que arrebentam os cabelos.
E ainda, aqueles com cobertos com muito tecido, que na minha opinião, fica ruim para colocar a touca de natação, além de demorarem para secar.

Pentes e escovas




Eu sou adepta de pentes para cabelos molhados e escovas para cabelos secos. Usava sempre o pente de madeira, por não deixar os cabelos estáticos e diminuir a quebra ao desembaraçá-los. Entretanto, li que não se usa pente/escova de madeira em cabelos molhados pois a umidade que fica neles, favorece o aparecimento de fungos.
Indico então pente plástico ou de silicone ( e aqui você pode ver qual a eficácia de cada pente e escova) para pentear os cabelos molhados e escova para escová-los quando secos.

Bonés e viseiras
Bonés sempre tiveram a fama de não deixar os cabelos respirarem. Eu sempre usei, até as viseiras invadirem o mercado. Sempre dei preferência à bonés com ventilação e de tecido que permitisse a transpiração. Entretanto, percebi que com a viseira, os cabelos "respiram" melhor e notei que diminuiu a queda quando penteio após lavar. Considerando que, às vezes, chego a correr por 3h seguidas, isso faz a diferença.




Ficam aí algumas dicas, galera. Quem quiser contribuir e dividir suas táticas de vaidade e cuidados com o cabelos, é só comentar!!
O próximo post será sobre os cuidados com a pele!! Fiquem ligados!

Bons treinos e até a próxima!



4 comentários:

  1. Adorei suas dicas, preciosas demais. As vezes ficava me batendo no que é melhor para os cabelos. Eu transpiro demais na cabeça, molho o elástico e o bone, então a viseira é melhor. Tentei correr sem, só com presilhas, mas perco demais elas. O benefício da viseira é que ela "enxuga" o suor e não deixa cair nos olhos, o que é ótimo!
    Amei e ja estou no aguardo da parte II, Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olha só ... do nosso papo sairá um serie de posts ... muito legal

    Assim como a Leia ... fico no aguardo sobre os proximos!

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelas dicas, como sou ginecologista e tenho varias paciente que praticam esportes ou se nao eu acabo as incentivando, esta dicas seram interessante para eu passar para as interessadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalton, estou preparando outros posts, inclusive sobre pele (incluindo sabonetes - liquidos, barras e intimos, hidratantes,etc) e unhas. Fique ligado!!
      Obrigada pelo comentário!! E aproveite o blog :)

      Excluir