15 de jul de 2011

A polêmica em correr 42k - quando?

Pessoal,

Coincidentemente ou não, há alguns dias venho s matérias em revistas e corredores discutindo nas redes sociais sobre "quando devo correr uma maratona?" E isso me incomodou um pouco.

A primeira matéria que li sobre esse assunto foi na Revista Contra Relógio, no blog "na Corrida" do jornalista André Savazoni. Ele retrata uma discussão que vem ocorrendo nas redes sociais (twitter, facebook) sobre o numero de provas e a qualidade das mesmas, principalmente as de longa distância. Savazoni ressalta que temos um numero expressivo de provas no Brasil (e concordo), podendo citar as maratonas de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Brasilia, Caxias do Sul (novidade), entre outras. No entanto ele destaca que o numero de participantes e, indo mais além, de concluintes, ainda é baixa no Brasil, se comparado ao de outras provas no exterior. Nesse sentido, vem sua consideração mais pesada:

"a maioria das pessoas que correm maratonas no Brasil completa acima de 4 horas. Abaixo disso, a porcentagem é pequena. Outro ponto a ser discutido: temos que ampliar também o total dos sub 4h. Na elite, vale o mesmo. Sub 2h10, temos hoje o Marilson. E só. No feminino, nenhuma sub 2h30. Aí, se a discussão for escassez de maratonistas, tanto profissionais como amadores, concordo."  ( http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/na-corrida/  )
O que indica que "precisamos de provas e maratonistas melhores" e não apenas mais provas.
Nessa esteira, destaque-se a matéria do Vicent Sobrinho, sobre o "Zezinho", o menino de 8 anos que correu a maratona do Rio, em 1982. Uma história muito bonita, que vale a pena ser lida  ( http://revistacontrarelogio.com.br/materia/aos-8-anos-a-primeira-maratona-de-zezinho/ )mas que apenas retrata uma exceção, um ponto fora da curva, que jamais deveria ser copiado. Sobre essa matéria, conversei com o jornalista Vicent Sobrinho, no Facebook, e concordamos no fato de que o universo "corredor" é muito atraente, porém temos que ter bom senso e dosar as provas que escolhemos, bem como a evolução para avançar em distâncias. Do contrário, o que vamos ver são corredores despreparados "desafiando" a si mesmo em maratonas, vislumbrando um cenário de infartos e mal-estares, como ja fora visto em várias provas, inclusive na maratona de Curitiba em 2009.
Muito comum ver atletas que se preparam em poucos meses para uma maratona, terminam no seu tempo máximo e acabam por ficar semanas com lesões e dores. Não acredito que isso compense. Sei que a ânsia por ultrapassar limites e ser chamado “maratonista” é grande, mas o preço que se tem que pagar é muito alto. Em uma outra revista esportiva, li na edição deste mês, “programa de treinamento para quem só pode correr OU no sábado OU no domingo”. Ela não visava maratonas, mas de qualquer forma, visava participar de uma corrida. E isso fomenta a horda de atletas de fim de semana que se arriscam ao querer se comparar com corredores mais bem treinados, expondo-se à riscos desnecessários.

Esses dias ainda, conversando com uma corredora de Brasilia, via twitter, a Leticia Bonfin (@LetBon) , que me perguntou sobre correr provas longas (ela que já corre 21km), quando ela deveria partir para os 42km..ou uma ultra (50k). Seu treinador havia recomendado apenas em 2014 e comentei que eu mesma levei 5 anos para encarar uma maratona. Corro há 8 anos e sou triatleta há cinco. Já corri 6 maratonas e aconselho: só encare 42km se tiver muito preparo, treinos e segurança.Tudo no seu tempo e a experiência sera boa para sempre.
Maratona requer psicológico mais do que perna; dedicação, mais do que vontade; empenho e disciplina acima de tudo. É uma prova deliciosa, mas o preço pago pelo corpo é muito alto. E é isso que tem que ser advertido: 42km não é uma brincadeira, não é uma prova comum. É MARATONA.

6 comentários:

  1. Aai que bom lê esse post!! Essa onda da Maratona do Rio deixa todo mundo com vontade de correr. Tenho apenas um ano de corrida, e apesar da empolgação de muita gente, não achei que eu estava preparada (não fisica, mas sim psicologicamente) pra correr uma maratona. Respeito MUITO essa prova e quem conclui ela. Mas eu não tinha maturidade na corrida ainda pra fazer, e achei melhor esperar. Tenho muito o que aprender nesse mundo imenso de corredor e acho que preciso estar completamente preparada, em todos os sentidos, pra encarar uma dessas. Bom saber que também encaras assim. Pra mim não é uma prova, ou qualquer prova, é uma MARATONA também. E respeito cada letra dessa palavra, cada treino no meio do caminho e cada vitória conquistada!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional esse post. Estou me preparando para minha primeira maratona em 2012, com acompanhamento profissional. Sei que não é brincadeira, por isso procurei ajuda.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi.. muito bom esse post!!!
    EU corro desde 2005 e penso em fazer minha primeira maratona no ano que vem...
    Morro de medo e sem dúvida só correrei se me sentir de fato preparada :)

    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir
  4. Vivi, muito bom o seu post e chama a atenção que uma maratona não se pode decidir da noite do dia, não é na empolgação da transmissão de um corrida pela Globo que as pessoas podem decidir de realizar uma maratona.Ou ainda via rede sociais "contaminar-se" com euforia e empolgação dos corredores, pois cada um tem seu histórico e hj com pouco mais de 1 1/2 de corrida percebo que nem pra 21k estou preparado. É necessário conversar com profissionais, médicos e nutricionista, salvo as pessoas que possuem um fisico abençoado no mais todos devem ter respeito pelo corpo.
    Quando conheci o Vicent ele me falou: -Daqui uns 2 anos (isto foi no fim de 2010) vc pode pensar em fazer uma maratona...pensei esse cara tá louco. E cheguei a conclusão que não. Correr 21k tem o seu "time" 42k é outra pegada.
    Parabéns pelo texto, estava pensando escrever algo neste sentido na visão de um newrunner.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Vivian
    Muito interessante o post. Estamos passando para dar uma visitada e seguir vc e convidamos para visitar o nosso.
    Bons treinos
    Oliveira & Cris
    http://corridasemlimites.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos comments pessoal.

    Bons treinos a todos!!

    ResponderExcluir