29 de mai de 2011

Ironman - expectativas e resultados

29.05.2010 - O dia da consagração nacional do triathlon no Brasil. A data para qual centenas de atletas se preparam incansavelmente e aguardam ansionamente. Treinos que duram 6 meses, 9 meses, 1 ano. Se parar para pensar, quantas coisas não acontecem nesse periodo? Perdas, ganhos, tristezas e alegrias. E é com isso que o ironman tem que conviver. E não so ele: familia, amigos, chefes, vizinhos, enfim, todos que convivem e, de alguma forma, fazem parte da sua rotina.
Embora eu não fosse fazer o Ironman esse ano,em razão de compromissos profissionais, automaticamente entrei na "vibe homem de ferro", em razão dos amigos e porque gosto muito disso. Sei como é a preparação para uma prova dificil, longa e com muitas expectativas. Impossivel não se envolver.Tive muitos amigos nessa prova hoje e mesmo não tendo podido estar lá em Florianópolis para curtir, fiquei ligada a todos eles, de coração. Alguns estreiando, outros já veteranos. Outros que foram para ganhar, outros para provar a si mesmos do que sao capazes. E é isso, Ironman é isso.
Acompanhando a prova e os resultados, vibrei muito com a vitoria de muitos deles. Vitoria não só em termos de classificação, mas pessoal.
Primeiramente, como não se orgulhar do vice campeão da prova, Guilherme Mannochio, curitibano, que mereceu todo o esforço dos treinos e da prova. Quem tem a oportunidade de acompanhar os treinos dele por aqui, sabe que ele mereceria ser campeão. E muito pela 5.ª colocação da Diva do Triathlon, Fernanda Keller. Sempre eterna no Ironman. E também da 3.ª colocada, e melhor brasileira na prova, Ariane Monticeli.
Mas falando nos amigos, fiquei feliz que todos conseguiram terminar a prova. João Bernardes Neto (eu fui testemunha dos treinos desse guri e da dedicação aos treinos!"Chegar de dia" né Neto?!); acompanhei também - mesmo de longe - a preparação de outros amigos: Gilberto de Sampaio Junior (que agora tem um torcedor a mais na familia), Felipe Manente, Ricardo Veras (e seus açaí powers pós-treino q eu ousei a copiar a receita do twitter e deu certo!) e a preparação dos profissionais que servem de motivação, principalmente atraves do Diario até o Ironman (Mundo Tri). Todos são vencedores!
Mas meus parabéns mais que especial vai para o meu treinador, Alexandre Perdão. Justamente neste mês de junho, completamos 2 anos de parceria. Parceria de respeito, compreensão, dedicação, admiração, muito treino e muitas vitórias! Nesse tempo, aprendi muitas coisas com ele, principalmente a competir e a treinar por amor ao triathlon.Vencer é bom, mas se dedicar ao esporte pelo prazer que ele nos dá, é melhor ainda. Sei que durante a sua preparação para o Ironman, ele teve alguns contratempos e teve que saber lidar com eles, mas também ganhou o maior presente de todos, o Pedro. E é isso que o torna o ironman. Saber respeitar a si mesmo, saber seus limites e do que é capaz. E essa é a melhor lição. Quem ama o esporte, não espera que seu treinador seja um herói e que vença todas as provas. Quer sim, que ele te ensine a ter cada vez mais determinação, motivação, perseverança para buscar um objetivo e extrair o melhor de você.
"Respeito pela prova. Humildade." Foram essas palavras que me fizeram ter certeza que essa parceria vai durar ainda muitos e muitos anos. Parabens pela prova Coach! Tenha certeza que o campeão de hoje, para todos os seus atletas, foi você.

E parabens a todos os irons!!Merecedores demais de uma semana off..rss.. Abraço galera!Em 2012 nos encontramos no IMBr!

Nenhum comentário:

Postar um comentário