29 de abr de 2011

Reflexões urbanas triatléticas - a buzina

Bom dia...

Durante alguns treinos de corrida e bike, pensamentos me vem a cabeça, principalmente em relação ao que se passa a minha volta..
Treinar no ambiente urbano é estar integrado com o movimento, com o pulso da cidade, com as agitações e inquietações da população que vive a mil...
Mas tem algumas coisas que me intrigam...dentre elas o fator: buzina!!
Não entendo o porque de buzinar para ciclistas e corredores sem necessidade..Na verdade só atrapalha e distrai... E pensando bem, uma minoria usa a buzina para realmente alertar..A maioria usa-a para mexer com quem passa na rua..dar saudações..comemorar jogo de futebol...ou como forma de xingamento (mas sempre depois que a infração ja foi feita).
Vc não vê alguem gentilmente a usando para alertar o outro motorista de um perigo iminente..pelo contrario, é mais provavel que o outro motorista deixe ele se ferrar pra ver a desgraça alheia (que o ser humano adora)..
E mexer com pedestres, ciclistas e corredores,...por favor...prova maior da ignorância humana..nem animal faz isso..Sai bando de ogro...volta pro pantano!
E como pesquisadora ambiental, não poderia deixar de mencionar a imensa contribuição da buzina para a poluição sonora urbana, stress da população e doenças contemporâneas.
Dessa forma...considerando que grande parte berra pela janela..eu defendo a extinção da buzina..Por um mundo mais silencioso, menos chato e incoveniente, por homens menos abusados..a buzina deveria ser extinta..

******************************
Semaninha de retorno aos treinos decentes...treinando as 3 modalidades por dia..em ritmo moderado...E fds promete! Prova, treino...é..saudades disso tudo!! Bora sofrer!!

Bons treinos

3 comentários:

  1. Pois é Vivian! Eu acho que certamente o ambiente urbano não é o mais indicado para treinos. Além de poluição do ar, temos a poluição sonora, e fora os riscos que corremos especialmente de motoristas loucos! Esssa semana aconteceu um fato muito absurdo, estavamos treinando meu irmão e eu, corrida, e um carro quase atropoleu meu irmão de proposito, ai o farol do carro fechou e o covarde ficou com medo e fechou o vidro do carro com medo! Um dia ainda terei um ambiente de estrada, arvores, e poucos carros para treinar! ;)

    bons treinos e excelente final de semana!

    Parabens pelo blog! Se puder, visite o meu também: www.fernandotolintriathlon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OLá Vivian,
    Concordo plenamente com seu post, certo dia eu pedalando BR277 próximo ao barigui um inbecíl passou e buzinou e junto com a buzina veio o grito "pedala", levei um tremendo susto quase cai! aff!!! gostei do post,
    bom final de semana, boas energias!!!
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sou a favor da extinção da buzina. O botão só deveria ser colocado no porta-malas, talvez. Ou quem sabe viesse no painel sob uma caixa com vidro blindado e com um aviso do tipo "Em caso de emergência quebre o vidro e aperte o botão".
    E o pedal de freio deveria ser transferido para o volante, levando em consideração que é a primeira coisa que se aperta antes de pensar em pisar no freio. Apesar que o freio é considerado acessório, então até faz sentido.

    ResponderExcluir