9 de mar de 2011

O que é ser um Ironman? - a minha versão


Há alguns dias venho pensando sobre essa pergunta: o que é ser um ironman?

Estou no triathlon há muitos anos..tenho o sonho sim de fazer o Ironman, principalmente depois de ter feito alguns meio irons e varias maratonas. Sei o quanto é difícil a preparação...principalmente para quem também tem vida profissional, social e tem no triathlon um "extra" em sua vida.

Ano passado pensei em me inscrever para o ironman Brasil 2011. Cheguei a fazer o cadastro no active.com e na hora de passar o cartão, cliquei no "cancel". Fraqueza? medo? Não! Simplesmente achei que não teria tempo o suficiente para treinar como um verdadeiro Ironman treina, haja vista a turbulencia pela qual estaria passando nesse periodo (e de fato estou), principalmente profissional. Achei que nao teria tempo habil para treinar e fazer uma boa prova, abaixo de 12h, mesmo tendo ideia de tempo/treinamento dispensado aos meio irons.

Um dia, exausta dos treinos para o 70.3 de Penha, perguntei p/ o meu treinador: "Perdão, qto mais eu teria q treinar pra fazer um IM?" E ele (lembro como se fosse hj): "teus treinos já são para um IM." Ali me dei conta que todo volume e ritmo de treinos dariam sim para terminar bem o IM, talvez não uma colocação excelente, mas terminaria e seria finalmente uma "Ironwoman".

Enfim, alguns meses passaram, contratempos vieram e realmente deixei o sonho do IM para 2012. Agora treinando para o Longa Distancia e para o Long Distance de Caioba, percebi que minha planilha nao esta tão diferente da de um IM.

Olhando o "diario de um ironman", do site Mundo Tri, onde profissionais e amadores selecionados postam seus treinos e sua preparação para o IM BRasil 2011, comecei a perceber que irons sao super-heróis, mas assim como nós, não sao perfeitos e isso me "acordou". Porque eu estava exigindo tanto de mim, que sou uma profissional- triatleta amadora, em busca de melhoras nos triathlons longos e de terminar um ironman, sendo que os proprios irons tb tem seus momentos de ffraqueza? Eu me cobrei a semana passada toda e o feriado..indo pedalar e correr sob chuva, vento e o frio de curitiba (mesmo em março). Nadar no horario do almoço e as vezes nem poder fazer direito essa refeição. Indo dormir 1h da manhã para terminar minha dissertação e acordando 5h30 para ir correr cedo. E vi que os proprios "ironmans" também tem suas "preguiças", "falta de tempo", e dificuldades em conciliar tempo (em todas as suas formas - relógio e climatico) e mesmo assim se saem bem. Aqui fica claro que qualidade de treino é , de fato, superior a quantidade de treino, pois um treino bem feito equivale a varios feitos na moleza.E é isso que tenho priorizado..melhor qualidade nos treinos.

De qualquer forma, o "diario de um ironman" do MundoTri tem me mostrado que fazer um Ironman não requer mais disciplina do que já tenho, que nao é nenhum absurdo e não carece de muitas horas a mais daquelas que disponho. Tem me ensinado que o triatleta que ama o esporte que escolheu já nasceu com a determinação, a disciplina e a garra para buscar seus objetivos e que basta querer, ter boa vontade que tudo é possível.

Parto assim, muito mais confiante para o IM Brasil 2012. E para as provas de longa distância de 2011. Sempre com o apoio dos meus amigos, meu treinador, meus pais e com o amparo de Deus.

Força! E bons treinos!

3 comentários:

  1. Sinceramente, acho q qq prova acima dos 15k ja são dignos de exemplo... e pra vc q é tri .. pensar em Iron ... hummm..o bichinho mordeu ae hehehe e tenho certeza q consegue ... só falta o tempo pros treinos!

    tenho certeza q conseguirá como td na vida e será um IronWoman!

    bjao

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, eu não tenho dúvidas de que vc se consagraria IM, simbora, estou aqui na expectativa de um dia abrir seu blog e ver o post: Estou inscrita para o IM... rsrsrsrs, estou na torcida!!!
    fã IMPAR

    ٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas!!!!Li: acho digno correr 5km q seja..só de não ficar parado já louvável.. =)E sim..bichinho do IM pegou ja..rss bjs
    marli querida: obrigada pelas palavras..esse apoio de amigos que nos fazem ficar firmes na peleja!bjs

    ResponderExcluir