19 de jan de 2011

Esporte como paixão

Lendo um email que uma amiga me enviou sobre a triatleta Ironman Chrissie Wellington, fiquei pensando sobre algumas das dicas que ela dá.. TOdas absolutamente apropriadas...mas a primeira me chamou mais a atenção:

Dica #1: Paixão o levará mais longe do que qualquer marcha.
“ Você deve ser passional, apreciar o esporte e nunca perder o foco disso. Os amadores muitas vezes ficam bitolados em tempos, horas, treinos que perderam, materiais super caros... Vocês deve manter o foco de amar o esporte acima de tudo. Se divertir."


E acho que muitas vezes os atletas amadores de um modo geral, perdem um pouco o entusiasmo da diversão que um treino e uma prova trazem, por ficarem excessivamente presos às planilhas. Naturalmente, querer competir, melhorar, superar é uma característica do atleta, do contrário não estariam expondo o corpo a tantas condições de risco, às dores, ao cansaço. No entanto, se permitir um treino descontraído vez ou outra, desencanar se ao inves de 20km vc correu somente 12km, se vez ou outra o pedal virou um passeio ciclistico.. O corpo precisa de um alivio de pressão..Amadores não vivem do esporte, não tem que se cobrar excessivamente, uma vez que a profissao que escolheram ja os cobra no dia a dia.
Esporte é vida...é ter gosto em acordar cedo e partir pro treino...em ficar esperando a planilha nova pra ver o que o espera, é pedalar e correr com o vento no rosto sentindo a liberdade e perdendo a dimensão do espaço, é contar azulejos e traçar um calculo novo a cada dia e achar divertidissimo...Triathlon é dedicação, determinação, disciplina e muita, mas muita paixão.

3 comentários:

  1. É isso aí, Vivi, gostei do post, muito legal, eu sou assim uma atleta amadora, corro por amar e não para competir, por que sei que não tenho dom para essa profissão rsrsrsrsrsr :O)
    Bons Trienos
    Boas energias
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente! tem q curtir as provas! treinoss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post. Vc conseguiu traduzir perfeitamente o que deve ser o esporte amador... sem compromisso com o "vencer" e sim com o "prazer"...
    Abraços!

    ResponderExcluir