24 de set de 2010

Para REFLETIR

`Pessoal,

Depois de alguns problemas pessoais, retomo a escrever no meu blog...E acho que retomo com uma colocação do meu amigo Lucio , dos CRC's Curitib@ sobre eleições e esportes...segue abaixo:

"Atletas, bom dia.
Para sexta-feira uma reflexão.
Hoje um assunto diferente que chamou a atenção na noite de ontem.
Vamos falar um pouco de política, independente de se apoiar ou não candidato X ou Y, vamos falar de esporte.
Ao longo do discurso do presidente Lula, me chamou a atenção um dos trechos, onde fala da falta de investimentos da iniciativa privada no apoio aos atletas, de que as empresas somente querem atletas prontos e ninguém investe na base. E que cabe ao governo investir e cuidar das categorias de base.
Pois bem, esse assunto todos que estão de alguma forma ligados, a qualquer modalidade esportiva, já sabem.
Mas daí começam os questionamentos, quem está investindo onde? O governo fala que precisa investir e cuidar da categoria de base, para quem será ele tem que pedir?
Falando somente em corridas:
Recentemente vimos a inauguração de um grande centro de treinamento em SP com uma nova pista de atletismo, a mais moderna do país. Essa pista foi totalmente construída com $ público e seu uso? somente p/ atletas de alto rendimento (profissionais).
Nas entrevistas da inauguração foram questionados sobre onde os atletas de base poderiam correr? a resposta parques e ruas.
Ginásios, pistas e tantas outras estruturas foram construídas para o Pan. Alguém sabe se estão sendo usados para treinamentos, competições, etc..? Não, estão todos praticamente abandonados.
No Paraná se estuda a criação de um centro de treinamento esportivo, que será o maior do país. Daí você lê a proposta e estão lá as palavras "voltados para atletas de alto rendimento", será que todos terão acesso?
Em Curitiba outro exemplo onde a única pista de atletismo pública está em estado precário. A pista da UFPR, que ainda é de carvão, apresenta muitos buracos, desnivel, pedras, etc... É uma pista aberta a todos, mas com todos esses riscos como alguém pode se motivar a treinar e buscar se profissionalizar no atletismo? Estamos falando em Curitiba, capital modelo, cidade ecológica, imaginem tantos outros cantos espalhados por esse Brasil a fora.
E muitos outros exemplos claros que o governo, independente de quem esteve/esteja/estará no poder, sempre teve o mesmo pensamento do setor privado. Que o investimento melhor, talvez até mais fácil, seja no atleta pronto.
Estamos no fim de uma safra de grandes corredores/maratonistas Vanderley, Marilson, Frank, etc.... será que temos atletas na base em treinamento, ganhando com o esporte, que poderão nos representar e "substituí-los"?
Quero que entendam que de nenhuma forma esse e-mail tem cunho políticio, mas é para chamar a atenção de um fato que presenciamos no nosso dia a dia, a desistência, ou melhor o abandono, de grandes promessas do esporte que não tem a sua oportunidade por falta de apoio e incentivo.
Boa reflexão p/ ficar pensando num treino longo não acham...rs"

CONCORDO LÚCIO....ÓTIMO PARA TREINO LONGO....

2 comentários:

  1. Aff... mandou bem no post, Vivian, mandou bem Lúcio... é complicado falar de política, mas é favíl avaliar o que vc falou... tudo verdade!
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  2. E o pior que entra e sai governador, presidente e afins e continua tudo igual.
    Em época de copa ou olimpíada lá estão os atletas subindo a rampa recebendo tapinha nas costas, parabéns, boa sorte...antes e depois desses eventos...que Deus (n)os ajude!

    ResponderExcluir