25 de jun de 2010

RINITE E SINUSITE



Algumas explicações sobre RInite e Sinusite.. doenças que afetam constantemente atletas que moram em cidades com grandes oscilações de temperatura:

(Fonte: Hospital IPO )

Rinite Alérgica
Uma das doenças mais comuns relacionadas ao nariz é a rinite. A rinite pode apresentar várias causas, sendo a mais comum a rinite alérgica, que se caracteriza por obstrução nasal, coriza clara e líquida, espirros e coceira. Ela normalmente surge quando o paciente entra em contato com determinadas substâncias que desencadeiam a crise tais como poeira, bolor ou perfume. Outra causa de rinite é a medicamentosa, ou seja, aquela que é desencadeada após o uso contínuo de gotas nasais à base de vasoconstritores, causando melhora durante algumas horas do quadro clínico de obstrução nasal, porém após o efeito das gotas a obstrução retorna sempre pior levando assim a dependência do uso do medicamento várias vezes durante o dia.


Sinusite
Paralelamente ao nariz encontramos os seios da face, estruturas ósseas que apresentam comunicação direta com o nariz e, por isso, muitas vezes com problemas relacionados a ele. O mais comum é a sinusite, dor em pressão na face que pode estar associada com coriza variando desde clara espessada até à uma coloração verde amarelada, associada à mal estar geral do paciente. A sinusite pode ser aguda, como a que ocorre durante um resfriado mais forte, mal tratado ou crônica, levando o paciente a apresentar dor facial e pressão em face ou em toda a cabeça, obstrução nasal e coriza anterior ou posterior (algo como se o paciente estivesse sempre engolindo algo que vem do nariz). Assim sendo, a realização de uma videonasoscopia assim como tomografia computadorizada de seios da face faz o diagnóstico diferencial entre enxaqueca e sinusite crônica a fim de que seja instituído o correto tratamento para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário