12 de abr de 2010

Long Distance Caiobá


" Fazer um long distance era uma meta para mim em 2010. Sempre foi uma vontade mas somente agora havia sentido confiança em realizar uma prova desta, até porque requer muito preparo, muito treino e muita dedicação, o que até o ano passado não estava sendo possivel, em razão do meu mestrado. No entanto, no inicio deste ano vi que era possivel intensificar os treinos e fazer a prova, no entanto não faria Caiobá pois seria uma semana antes da maratona de Florianópolis, minha prioridade. No entanto, no fim de fevereiro a maratona foi cancelada, foi quando pensei: vou fazer o long! COnversei com o Perdão, meu treinador e vimos que seria possivel, desde que intensificassemos os treinos. E assim fizemos. Acho que nunca treinei tanto na minha vida como nas últimas semanas. Achava que meu corpo nao seria capaz de suportar tanto treino, tanto esforço..mas foi capaz e até mais!

O que parecia tão distante, enfim chegou. O fim de semana bateu a porta. Não tinha mais o que treinar. Fim de semana feio, nublado e com chuva. Mar revolto, marolado no sábado..deixou todos apreensivos. No congresso técnico, sabado a noite, conversa com os amigos, dicas dos mais experientes, muita força de todos! Não tinha mais o porque ficar nervosa, todos estavam comigo. Isso foi imprescindivel..concentrar total na prova, e com pessoas que nos querem bem!

Eis o dia 11/04!! Acordo cedo, bem, dia nublado.. Faço a rotina pré-competição..checagem do material q vai ficar na transição, checagem da bike, enfm, tudo ok! Chego na transição..monto tudo e vou para a praia me preparar.. Eis que: CHOVE! Ahaha..pensei comigo, o pior aconteceu..chuva, marola e frio. Pronto, pior q isso nao vai ficar..respira fundo e vai!! E foi dada a largada...todo o nervosismo sumiu! Nadei bem , mesmo dividindo espaço com os homem 2x maiores que eu... mesmo tendo levado vários socos e chutes (estou com um corte fundo no pé, de lembrança de algum colega de prova...) fiz bem as duas voltas de 950m, totalizando os 1.900m, mesmo com neblina e chuva. Sigo para a transição. Me monto para o ciclismo e lá vamos nós..90km a vista. Peguei chuva, garoa, vento e sol no percurso... Alento ver minha mãe quando terminei a 1.ª volta e saía para a 2.ª...deu uma revigorada! Detalhe para os policiais que faziam a guarda do percurso e viam os cachorros se atravessarem na nossa frente e ainda riam...Sinceramente, a PM deixou a desejar nesse sentido. Vento forte na Alexandre-Matinhos que nos segurou um pouco. Mas no final das contas, tudo transcorreu bem...
Cheguei para a transição para a corrida e vi minha mãe e meu amigão Wolf! Revigorou novamente...deu um gás pra continuar.. Pernas trêmulas do ciclismo, saio para os 21km de corrida na Av. Atlântica com um sol de rachar!! Nem bem entro na Atlântica ,escuto o Bronze dando aquela força... COnfesso que nao foi fácil correr os 21km naquele sol...mas por várias vezes quando pensava em diminuir , via meus amigos no percurso, gritando meu nome, mandando palavras de incentivo..não tinha como desanimar.. No final, nos ultimo 3km contei com a força do Perdão e do Wolf.. providenciais!

E termino assim meu primeiro Long Distance rumo ao Ironman 2011! Não foi facil...Me perguntaram se um maratona é mais facil ou mais dificil que o meio ironman..Com toda a certeza: MEIO IRONMAN é MUITO PIOR que a maratona, não tem nem comparação.. Mas proporcionalmente recompensador. QUando cruzei a chegada todo o sofrimento, dor e cansaço sumiram. E para a recompensa ser maior, ainda voltei com um troféuzinho pois fiquei em 4.º LUGAR na cat. 25-29 anos e a 2.ª melhor paranaense na prova. Poderia ter ido melhor, mas a tecnologia fez a diferença nessa prova...eu competi com a minha bike de estrada, de short triathlon, enquanto as demais meninas com bikes contra-relógio, o que me deixou em situação desfavorável..

Agradeço a todos que ficaram na torcida, que mandaram as energias positivas e os recados de incentivo via orkut, facebook e twitter! Meus amigos corredores de Curitiba (CRC's) Mario MArangon, Alann Ferrarini, Adcley, Marlus Cesar; o George Volpão, da Territorio; o Kleber (Naventura Eventos) que foi com seus pais pra Caiobá assistir a prova e dar um apoio; ao pessoal da H2O, Claudinha, Arlete, Carol, Félix e o swim coach Bruno; meu amigo Vicente Liguori Junior pela força nas ultimas semanas (lembrava de vc durante a prova: O Jr disse q eu ia gostar!!); o André, meu grande amigo de mestrado (Capes 6 né???); ao meu patrocinador, IPO- Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia, principalmente ao Dr. JOão Luiz Garcia de Faria e ao Wilson Esposito; a minha grande amiga Amiris Gasola (amiga,pensava em vc na natação!!); à mais nova amiga Ariane Monticeli, vice campeã da prova (profissional) que me tranquilizou muito no sabado e deu muita força nos ultimos dias; ao amigo Marcelo Bronze (que foi Prata no Short Distance!!) que nao me deixou quebrar no inicio, dando aquela força; e a todos que conversaram comigo nos ultimos dias, que estão sempre torcendo e que me passaram muita tranquilidade...Muito Obrigada! Fiquei comovida com a força de todos vcs!!! Embora todos vcs sejam muito importantes para mim, não posso deixar de fazer 3 agradecimentos especiais:

1. a minha mãe!! Força e apoio até debaixo de chuva!!! Te amo muito!
2. ao meu treinador Alexandre Perdão que acredita em mim e me ajuda a superar obstáculos cada vez maiores e que me entende melhor q eu mesma as vezes. Muito obrigada por tudo Perdão!!!
3. ao meu grande amigo Wolf, que num ato de carinho e desprendimento, foi pra Caioba no domingo somente pra me apoiar na prova!! São amigos assim que não me deixam desistir.

4 comentários:

  1. Parabéns pela prova, espero que está seja a primeira de várias provas de Meio Ironman, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela prova, pelo resultado e pelo excelente texto!
    Pretendo fazer o IM em 2012 e seu texto com certeza foi mto motivador!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Vivi! Parabéns! Keep up the good work! Beijos =)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos! Suas palavras são muito importantes!! É o q me move a buscar sempre o melhor resultado.

    ResponderExcluir